A nossa viagem pelas tour da Rainha, chega hoje ao fim com a enormíssima Sticky &; Sweet Tour (SST). A SSt foi lançada em Julho de 2008, pouco tempo depois do lançamento de Hard Candy. A SST foi a maior tournée jamais realizada por uma artista feminina a solo (é também a segunda maior de toda a história), sendo também a maior de Madonna e as maiores de 2008 e 2009. Pela primeira vez Madonna, repetiu uma tournée, no verão de 2009 M decide fazer uma segunda parte europeia. A Sticky & Sweet Tour pode ser realmente chamada de World Tour, já que visitou quase todos os países da América Latina e do Sul (desde a Girlie Show que esta não passava por là), assim como visitou quase todos os países europeus, inclusivé o nosso Portugal em Setembro 2008 no Parque Bela Vista. O tradicional Japão não foi visitado assim como a Austrália (inicialmente previsto).
A SST é marcada sobretudo por ser uma tour essencialmente virada para grandes espaços: estádios; praças, parques. Este facto deixou alguns fãs irritados devido à não adaptação do palco para estes sítios tão grandes, sendo muitas vezes quase impossível ver o espectáculo de certos lugares (fundos de estádios, por exemplo).
A SST foi vista por cerca de 3,5 milhões de fãs, tendo arrecadado (somando a versão 2008 e 2009) a enorme soma de 408 milhões de dólares!
Datas:
A SSTour, oitava tournée mundial de Madonna iniciou-se já em pleno Verão, a 23 de Agosto em Cardiff, acabando a primeira parte seis meses depois, a 21 de Dezembro de 2009, em São Paulo. A segunda parte iniciou a 4 Julho em Londres, acabando a 2 de Setembro em Israel. Ao todo a SSTour, durou 8 meses, sendo a tour mais longa que Madonna fez até hoje. A SSTour, como dito passou por vários continentes, passando ao todo por 32 países, num total de 85 shows.
Setlist/ Show
A SST à imagem das outras tours de M combina as melhores tecnologias em termos de vídeo, imagem e outros. Apesar de nem sempre estar adaptado para grandes lugares, o palco transforma-se durante o concerto, sendo que, grande parte deste é centrado na plataforma no extremo do catwalk, que combina vários níveis de plataformas, luz e dois ecrãs gigantes circulares permitindo várias combinações imagem/som.
O concerto incia-se com os ecrãs em forma de quadrado, à semelhança de uma caixa de rebuçados. Ao longo das imagens projectadas, é visível a confecção de um rebuçado: Madonna convida-nos a entrar na sua Candy Shop. Lentamente, o ecrã desfaz-se, partindo-se em vários outros ecrãs, fazendo aparecer pouco a pouco o palco. As letras C-A-N-D-Y aparecem, Madonna surge em cima do seu trono e inicia Candy Shop. Segue Beat Goes On onde aparece um verdadeiro cadillac em palco! Human Nature segue-se, deixando a porta aberta para a reinventada Vogue (com simple do 4 minutes); uma coreografia totalmente re-inventada e moderna é aplicada à musica, fazendo alternar os bailarinos sobre as várias plataformas satélites subjacente ao catwalk principal.
Cai o interlude “Die Another Day” num remix bem animado, mostrando uma Madonna lutadora, inspirada no boxe. Dois bailarinos entram em palco, simulam um confronto de boxe sobre um ringue improvisado no palco.
Inicia a parte pimp, uma honra aos anos 80: colorida e animada. Into The Groove começa; juntando uma versão totalmente revista; Madonna salta à corda durante o simple “Jump”, fazendo o público cantar no final da canção. Segue Heartbeat conjugando uma coreografia ousada, onde Madonna vai progredindo do palco principal para o catwalk. Na versão 2009, Heartbeat é substituída por uma versão remix de Holiday, onde estão presentes trechos de Everybody e Celebration. Durante Holiday, Madonna presta homenagem a M. Jackson, apresentando um pequeno mix de canções do rei da pop, enquanto uma bailarino executa passos de dança bem conhecidos de MJ.
Uma versão rock de Borderline segue, sendo substituída em 2009 por Dress You Up (melhor conseguida). A fantástica She’s Not Me segue. Madonna retraça a sua carreira, ajudada pela personificação da sua imagem por várias bailarinas. A canção acaba ao estilo de Let it Will Be do Confessions Tour, onde Madonna encerra de uma maneira “louca” este tema. Uma voz vai entoando “Last Night a DJ saved my Life” introdução perfeita para uma versão urbana de Music, fechando deste modo a parte pimp.
Cai o interlude Rain/ Here Comes The Rain Again dos Eurorythms. São projectadas imagens de um paraíso onde se desenvolve um personagem graciosa transmitindo uma imagem de paz e tranquilidade. Progressivamente o baraulho de trovões e chuva aproxima-se. Os ecrãs caem sobre a plataforma do catwalk, imagens de chuva são projectadas. Madonna aparece em cima de um piano dentro dos ecrãs- um dos momentos altos do concerto. Segue a bem mexida Spanish Lessons. Miles Away inicia, fazendo a plateia cantar toda em conjunto. La Isla Bonita sempre colorida e mexida começa na sua versão “Live Earth”. Doli Doli, canção romena é interpretada por um grupo romeno (à semelhança dos Goggol Bordelo) que apoia musicalmente Madonna nesta parte do concerto. Segue a emocionante You Must Love Me e Don’t Cry Argentina esta última, interpretada especialmente nos shows de Buenos Aires.
O polémico interlude Get Stupid inicia-se, lançando a introdução de 4 Minutes; onde aparecem em palco ecrãs que se movimentam, projectando Justin. Madonna progride em palco, acompanhando os ecrãs, que se vão movimentando juntamente com M. Inicia-se o fantástico Like A Prayer numa versão remix, utilzando para tal Dont You Want Me de Felix, musica dos anos 80. O fantástico remix é o ponto alto de todo o concerto fazendo com que o público cante, salte e bata palmas conjuntamente. Madonna acaba esta prestação na pltaforma do catwalk dentro dos ecrãs circulares, que acabam por projectar grandes chamas de fogo.
Segue em 2008 a versão Ray Of Light muito parecida com a do Confessions Tour; em 2009 esta não é substituída, contudo no seu lugar aparece uma versão mix de Frozen, contendo trechos de Open You Heart. Em 2009 Frozen acaba com a projecção de uma frase simbólica de MJ. De referir que depois de ROL em 2008, Madonna dá a chance ao seu público de escolher uma música, cantando acapella parte do tema eleito pela plateia. Mais uma evidência da proximidade real de M durante o SST. Em 2008 em vez de Frozen surge após ROL, Hung Up, versão rock, não muito apreciada pelos fãs; a versão disco mais animada e pop é assim abandonada no SST. O concerto finaliza com um remix de Give It 2 Me, animando toda a plateia. Madonna em boa parte dos concertos chega a descer do palco, saltando para beira do público cantando com este. O concerto finaliza como iniciou, com os ecrãs colocados em forma de cubo, Madonna no alto das escadas despede-se do público deixando aparecer a expressão Game Over (de referir que durante GITM o backdrop projecta imagens de uma espécie de jogo vídeo, daí o “game over” do fim).
Parte Pimp
1- Candy Shop
2- Beat Goes On
3- Human Nature
4- Vogue
Interlude: Die Another Day
Parte Old School
5- Into The Groove
6- Heartbeat / Holiday
7- Borderline / Dress You Up
8- She’s Not Me
9- Music
Interlude: Rain/ Here Comes The Rain Again
Parte Gipsy
10- Devil Wouldn’t Recognize You
11- Spanish Lesson
12- Miles Away
13- La Isla Bonita/ Lela Pala Tute
14- Doli Doli
15- You Must Love Me / Don’t Cry For Me Argentina
Interlude: Get Stupid
Parte Rave
16- 4 minutes
17- Like a Prayer
18- Ray Of Light
19- Hung Up / Frozen
20- Give It 2 Me
Curiosidades e Polémicas
Apesar de menos polémica que a Confessions Tour, a SSTour também teve direito aos seus momentos polémicos. O vídeo Get Stupid foi um desses; sendo famoso em todo o mundo pela sua crítica acérrima ao candidato republicano McCain. A campanha de Obama teve mesmo necessidade de se descolar deste vídeo, afirmando que em nenhum momento apoiou qualquer vídeo/ expressão do género. Continuando em plena eleição Norte-Americana, todas as noites Madonna mandava o seu recado a Sarah Pallin, candidata republicana a vice-presidente. Para o efeito Madonna rebatizou-a chamando-a de Sarah “Fuckin’”Pallin. Mais uma vez, muita tinta escorreu sobre o assunto, sendo mesmo em muitos países, alvo de notícia nos principais canais de televisão.
Aquando da vitória de Obama, Madonna dedicou o concertou ao presidente eleito, sendo projectadas nos ecrãs uma imagem de Barack Obama; Madonna saudou a mudança urgente da América. No final, todos os bailarinos e Madonna vestiam uma t-shirt feita especialmente com a cara de Obama onde se lia “Express Yourself”.
Já em Roma Madonna dedicou a versão acapella de Like a Virgin ao Papa Bento XVI, dizendo que ela também era filha de Deus. Durante Shes’ Not Me M beija na boca uma das bailarinas, chocando alguns presentes, aumentando mais a polémica.
Durante a 2ª parte, para além da polémica em torno do seu novo Boy Toy, Madonna foi elogiada por muitos pela sua homenagem a MJ, sendo que durante a última música (GI2Me) todos os bailarinos e Madonna inclusivé trazem calçada uma luva branca, símbolo de MJackson.
Na Roménia, antes de You Must Love Me, Madonna tomou a palavra condenando as sucessivas fortes descrimiações a que os ciganos estavam sujeitos neste país europeu. Valeu-lhe por parte da plateia um forte aplauso por outra metade uma forte onda de assobios. Em St Petersburgo, alguns manifestaram-se contra o concerto da Rainha, já que este tomava um dos largos mais simbólicos da cidades: a praça Alexandre III, forte símbolo russo.
Durante a paragem em Los Angeles, a parte mais destacada caiu devido ao mau tempo, fazendo com que as luzes por cima de todo o catwalk e ecrãs circulares tivessem de ser retirados. Para compensar, estiveram presentes no show com Madonna, Britney Spears, Justin Timberlake, Timbaland e Pharell Williams!
Vestuário
A roupa, já como usual, vai mudando segundo as fases do show, contribuiram para a realização dos vários “outfits” Givenchy, Moshino, Mil Miu, Yves Saint Laurent, Roberto Cavalli entre outros. Para a primeir parte, foi adoptado um estilo “Mulher Dominadora”, onde Madonna segura um bastão, à imagem de uma rainha que comanda os seus súbditos. Apesar de dominadora, pouco a pouco M retira elementos do seu outfit, revelando uma faceta mais sexy e sexual. Na segunda parte, Madonna vem à Old School, colorida, com calções curtíssimos vermelhos, um colete preto com letras bem coloridas. Em certos concertos Madonna usou uma panóplia quase igual, sendo totalmente rosa. A parte gipsy faz com que Madonna use um vestido bem sexy, com as tradicionais botas GI2Me; esta panóplia foi inspirada da colecção da Givenchy de 2008, sendo adaptada, levando mais pormenores com cor. A parte rave/futurista, revela uma Madonna totalmente diferente usando uma peruca; inspirada nos mangas japoneses M leva em 4 minutes uma espécie de colete vermelho cravado de diamantes Swarzkof. Para o resto desta parte M não usa o colete; sendo que apenas são de salientar as calças totalmente alternativas, ou se quiserem, totalmente futuristas!
Registo DVD
Como todos sabem, finalmente, o SSTour sai a 30 de Março em DVD para contentamento dos fãs. Já muitas televisões mundiais transmitiram o show, comprando os direitos de transmissão, esta foi causa pela saída tardia do DVD: a venda de direitos rende muito mais à LNation do que a compra directa do DVD! O CD/DVD, sai também pela primeira vez em edição Blue Ray. O concerto está menos editado que o Confessions, transmitindo uma verdadeira imagem de show ao vivo! No entanto, em certas canções a voz de Madonna está demasiado editada (quase não parecendo a sua) dando a impressão que esta canta mais de metade do concerto em playback, o que é falso. O caso mais grosseiro é Borderline, onde Madonna aparece com uma voz muito aguda e fina, lembrando uma criança… Todos esperamos que o DVD terá outra edição com a verdadeira voz de Madonna!
Madonna surge muito animada e comunicativa com os fãs. Podemos estar tentados a dizer que a frieza de Madonna é abandonada na SST. Madonna conversa com o público, fazendo-o cantar bastantes vezes. Madonna parece difrutar totalmente do concerto, estando sempre bem disposta em com sorriso nos labios. Apesar de menos elaborado que o Confessions Tour, o SST é certamente mais simples, contudo transmite uma imagem de uma M que gosta daquilo que faz, disfrutando cada música e cada momento, muito próxima do seu público.
E assim chegamos ao fim das nossas colunnas temáticas consagradas aos tours da rainha. Voltarei em breve com colunnas temáticas, contudo a próxima terá mais um índole pessoal- como descobri Madonna, e como fiquei fã. Vou tentar responder àquela célebre pergunta que muita gente nos faz: como ficaste fã, e por que és fã?
Tarefa difícil; quando se gosta de Madonna não se gosta só pelas músicas, pelos concertos, pela pessoa, pela polémica...
Aproveito também para dar os parabéns a toda a equipa do Madonnapt pelos 2 anos de óptimo trabalho. Continuem assim!
Eu volto em breve!
Até lá, express yourself!