True Blue faz 25 anos

6/30/2011 10:23:00 da tarde 0 Comments

Foi a 30 de Junho de 1986 que foi lançado o álbum True Blue que se viria a tornar no álbum mais vendido por uma cantora, tendo somado 27 milhões de cópias vendidas em todo mundo.

O disco foi também ficou em primeiro lugar em 22 países, entrando até para o Guinness Book de Recordes Mundiais, fazendo de True Blue o álbum com maior número de #1's mundialmente (porém, perderia esse recorde meros dois meses depois, quando o álbum Bad, de Michael Jackson superaria esta marca, ao estrear na 1ª posição das paradas de mais de 25 países ao redor do globo). Teve também cincosingles Top 5 nos Estados Unidos e três deles chegaram ao número um da parada de sucessos. Os singles do disco foram: Live to Tell, Papa Don't Preach, True Blue, Open Your Heart, La Isla Bonita.
Com True Blue, Madonna também assumiu o controle total de sua carreira escrevendo ou co-escrevendo todas as músicas e também co-produzindo todas elas. A Madonna provocadora, desafiadora de tabus também apareceu com esse disco. "Papa Don't Preach" trata de gravidez da adolescência e gerou uma grande e confusa polêmica entre feministas, a Igreja Católica, grupos pró-aborto e educadores.
Musicalmente o álbum é pop puro e suas músicas são variadas, com faixas dançantes ("Where's The Party", "Open Your Heart"), adoravelmente inocentes ("True Blue", "Jimmy Jimmy"), de inspiração latina ("La Isla Bonita"), balada sofisticada ("Live To Tell") e pacifista ("Love Makes The World Go Round").
A primeira edição dos Estados Unidos de "True Blue" trazia na capa apenas a foto da Madonna sem nada escrito. Nas edições seguintes, talvez para evitar confusões, foi acrescentado à arte original o nome da Madonna em azul e do disco em branco. Em 2001 a série Warner Remasters trouxe os três primeiros discos da Madonna remasterizados e com as artes originais restauradas; isto gerou certa confusão entre os fãs brasileiros, já que desde as primeiras edições "True Blue" sempre teve o nome da Madonna e do disco na capa.
Recebeu indicações para o Grammy na seguintes categorias:
  • Melhor álbum Pop por 'True Blue'
  • Melhor gravação Dance por 'Open your Heart'
  • Melhor canção Pop por 'La Isla Bonita'
Eis os videos dos singles:

Papa dont' Preach

True Blue

Live To Tell


La Isla Bonita


Open Your Heart



Curiosidade:

Na altura do lançamento Madonna juntou-se com a MTV e lançou um concurso muito original. Basicamente um fã teria o privilegio de realizar o video oficial de True Blue, mas por algum motivo esse video não foi escolhido para ser o video oficial, embora a ideia do video seja muito parecida.

Anuncio do passatempo:


Video vencedor